O que não cabe no Arte por um Canudo vem para aqui à experiência..

23
Mar 14

Alunos e professores de seis países europeus viveram dias de muita alegria

sabores_de_tondela.jpg Na despedida do projecto Comenius, que juntou, no dia 19 de Março, os países de Portugal, Áustria, Letónia, Noruega, Dinamarca e Alemanha, uma centena de pessoas, entre alunos e professores, teve oportunidade de fazer a festa na Escola C+S de Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela e, no dia 18, foi a comitiva europeia recebida nos Paços do Concelho, pelo presidente José António de Jesus. 

rerepcao_na_eb_23_escola_lajeosa.jpg Depois de uma viagem de estudo, todos degustaram um saboroso jantar no refeitório da escola, em que tomaram parte, entre outros, a directora do Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo, Helena Gonçalves, António Martins, ex-director do Agrupamento de Escolas de Lajeosa do Dão, Agostinho Silva, adjunto da direcção, Jorge Lourenço, coordenador do projecto e Fernando da Silva Figueiredo, actual presidente da Junta de Freguesia de Lajeosa do Dão.

jorge_lourenco.jpg Ao “Beirão Online”, Jorge Lourenço, professor na área da geografia nas escolas de Lajeosa e Molelos, sobre o Comenius, disse que se trata de um projecto iniciado em 2011 e resultou de um encontro nesse ano em Dresden (Alemanha), continuando na Dinamarca, onde foi formalizada a candidatura, que foi aprovada e financiada pela Agência Nacional PROAL, onde se juntou esta equipa formada por seis países.

De cada país há um coordenador para cada projecto ao nível da escola e, com todos, foram desenvolvidas várias actividades com os alunos, passando ainda pela Áustria, Letónia, Noruega e pela Alemanha, novamente, mas na cidade de Munique, com o encerramento em Tondela (Portugal).

jantar_lajeosa_mesa_de_honra.jpg “Foi um trabalho que envolveu algumas dezenas de alunos de todas as escolas, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos e o produto mais visível, foi a elaboração de uma proposta de lei sobre os direitos dos jovens europeus, que foi entregue em mão a um deputado do Parlamento Europeu, na Alemanha e que se comprometeu a apresentá-lo aos colegas em Estrasburgo”, explicou.

convivio_alegre_na_lajeosa.jpg “Esta reunião final, é basicamente para concluir os trabalhos para podermos fazer uma avaliação e entregarmos o relatório final do projecto, com o qual será encerrado e enviado em online, para a Agência Nacional de cada país, que financiou a iniciativa”, disse e acrescentou: “sem esse financiamento, não seria possível que todas as deslocações, não tivessem quaisquer custos a suportar pelas escolas.

“A novidade nesta fase é que, entre as escolas que estiveram incluídas neste projecto, já foi tomada a decisão de começarmos a trabalhar num novo projecto, agora denominado de ‘Erasmus +’ e iremos apresentar nova candidatura até ao final de Abril e que, se for aprovada, como nós esperamos, terá um novo tema e envolverá este agrupamento de escolas durante mais dois anos”, enfatizou.

Foram cerca de 30 os alunos de Lajeosa envolvidos no projecto, sendo certo que, cerca de 20, participaram nas deslocações e 8 ao nível do acolhimento durante uma semana.

  Para Jorge Lourenço, “é uma oportunidade única que os nossos alunos têm de contactar com a realidade de outros países europeus” com características tão diferentes como são os países nórdicos, como a Letónia em relação aos países do sul da Europa. Fica subjacente “a prática e o desenvolvimento das técnicas de comunicação em inglês” e, acima de tudo, “desenvolver nos alunos uma consciência europeia que, às vezes, não é possível desenvolver de outra forma”.

Os alunos ficam mais conscientes das diferenças, mas também das semelhanças que existem entre os jovens de todos estes países e que, no o_bom_tintol_do_dao.jpg fundo, “são todos jovens que têm o mesmo tipo de problemas”, concluiu.

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
publicado por Arte por um Canudo às 19:07

Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2017:

 J F M A M J J A S O N D


2016:

 J F M A M J J A S O N D


2015:

 J F M A M J J A S O N D


2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D


2005:

 J F M A M J J A S O N D


2004:

 J F M A M J J A S O N D


TWITTER
contador on

Linkwithin
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contadores gerais

Site Counter
pesquisar neste blog
 
mais sobre mim
agostinho
blogs SAPO